Futuro secretário da Fazenda garante que governo Tarso não vai aumentar impostos

Ter, 07 de Dezembro de 2010 09:03

Fonte: Samuel Vettori/Rádio Guaíba
Odir Tonollier revelou que meta é ampliar a fiscalização e estimular a economia

O secretário da Fazenda do governo eleito descartou ontem um eventual aumento de impostos na gestão do governador eleito Tarso Genro. Odir Tonollier disse que a pasta vai melhorar a arrecadação com a fiscalização e o estímulo à economia gaúcha. Ele explicou que a medida é fundamental para desengessar a administração, possibitar investimentos e o reajuste para o funcionalismo público.
Tonollier avaliou que cabe ao governador eleito, na discussão que fizer com os servidores do Estado, definir quais as primeiras categorias a serem beneficiadas com o aumento de salário. O secretário também avaliou que a condição econômica do Rio Grande do Sul vem melhorando ao longo dos últimos governos, mas ainda é insuficiente. “Uma eventual melhora pode ter acontecido, mas situação é crítica”, disse.
Sobre o déficit zero anunciado pela governadora Yeda Crusius, o secretário falou que não cabe a ele fazer um balanço da atual gestão. Disse ainda que aprovou o empréstimo internacional que o Estado buscou para pagar dívidas e adiantou estar consultando os bancos Mundial e BNDES com o objetivo de conseguir recursos para investir.
Tonollier contou que fica no governo por prazo indefinido, embora o secretário do Tesouro Nacional continue sendo o preferido pelo governador Tarso Genro para assumir a Fazenda gaúcha. Arno Augustim preferiu, no entanto, continuar em Brasília. Tonollier lembrou que ambos já trabalharam juntos e que, se houver uma substituição, o processo deve se resumir apenas a uma troca de comando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário