Fonte:Palácio Piratini 14/01/2011 | 18:10
O governador Tarso Genro assinou, na tarde desta sexta-feira (14), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o ato de designação dos 80 integrantes da sociedade que farão parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). Integram a lista representantes de diversos segmentos, entre eles, trabalhadores, empresários, produtores rurais, agricultores familiares, movimentos sociais, universidades e sindicatos, além de outras lideranças setoriais, que atuarão sem receber remuneração. Por parte do Governo, integrarão o grupo os secretários da Fazenda, Geral de Governo, do Planejamento, Gestão e Participação Popular, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, da Ciência, Inovação, e Apoio à Micro Empresa e pelo secretário chefe da Casa Civil.Ao destacar o grande número de pessoas interessadas em participar do Conselho, o chefe do Executivo lembrou que, "mesmo aqueles que não fazem parte da relação apresentada, podem participar do processo por meio dos Grupos Temáticos." Já o titular da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, assinalou que o CDES-RS foi criado com o intuito de ser um local de amplo debate e estabelecimento de diretrizes de um programa de crescimento para o Rio Grande do Sul. "Este é um momento histórico. Um novo espaço de diálogo, trabalhando no sentido de retomar o desenvolvimento do Estado", afirmou.
Participaram do ato, os secretários geral de Governo, Estilac Xavier, de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, e o coordenador de Assessoramento Superior do Governador, Flavio Koutzi. Além disso, também esteve presente o deputado federal Vicente Selistre.
Sobre o CDES-RS
O Conselho atuará como um órgão de consulta e assessoramento do chefe do Poder Executivo e integra o Sistema Estadual de Participação. Trata-se de um ambiente voltado à reflexão e ao trânsito de idéias, além de ser um espaço de negociação e de busca de consenso, mediação de conflitos e de elaboração programática. Entre suas funções, está analisar, debater e propor políticas públicas, apontando diretrizes sobre investimentos em logística, infraestrutura, educação, segurança, fomento à produção, geração de emprego e renda, inovação tecnológica, proteção ao meio ambiente, combate à miséria e em todas as áreas relacionadas ao desenvolvimento do Estado.
Estrutura
O Conselho, que será instalado dentro de aproximadamente dois meses, segue a mesma proposta implementada em âmbito nacional e que foi coordenada por Tarso Genro, ainda no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na esfera federal, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social obteve importantes resultados no estabelecimento de espaços de diálogos e concertação.
Em sua estrutura interna, o órgão é composto pelo Plenário, Presidência, Secretaria Executiva, Comitê Gestor e pelas Câmaras Temáticas. O presidente e o vice do Conselho são, respectivamente, o governador e o vice.
Instalação
A partir da segunda quinzena de janeiro começará a ser enviada toda a documentação necessária para os conselheiros, como por exemplo, o regimento interno do CDES-RS. De posse do material, eles deverão fazer suas análises e avaliações para participar das reuniões preparatórias, que ocorrerão no mês de fevereiro.
A instalação do CDES-RS será feita em março e as reuniões acontecerão no Palácio Piratini, a cada dois meses, com a participação do governador Tarso Genro. No mesmo mês, serão formadas as Câmaras Temáticas, compostas por conselheiros, especialistas em temas diversos e representantes do Executivo. As estruturas, que realizarão encontros mensais, têm a função de realizar estudos, debater e adotar posições sobre assuntos definidos. No início de janeiro, Tarso criou, por decreto, os Grupos de Trabalho Temporários, preparatórios à instalação das Câmaras.
Conselhos Municipais
O titular da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, destacou que quer estimular também a formação de Conselhos similares nos municípios gaúchos. O assunto foi tratado ainda esta semana durante o seminário do CDES de Canoas. Para o segundo semestre do ano, está prevista a realização do 1º Encontro Estadual de Conselhos de Desenvolvimento.
Conselheiros:
Ademar Schardong
Alexandrino Alencar
André Bier Gerdau Johannpeter
Anton Karl Biedermann
Antonio Cesar Gonçalves Borges
Antônio Escoteghy Castro
Atílio Ibargoyen
Cairo Fernandes
Carlos Raimundo Paviani
Carlos Schneider
Celso Ricardo Ludwig
Celso Schröeder
Celso Woyciechowski
César Luis Pacheco Chagas
Clamir Balén
Cláudio Augustin
Cláudio Bier
Cláudio José Algayer
Claudir Antônio Nespolo
Cléo de Aquino Ferreira
Daiane dos Santos
Daniel Vieira Sebastiani
Dom Gillio Felício
Eduardo Macedo Linhares
Eduardo Rolim
Elton Roberto Weber
Ercy Pereira Torma
Fernando Antonio Lucchese
Fernando Campos Costa
Franco Pallamolla
Frei Sérgio Görgen
Giba Assis Brasil
Gilberto Cardoso de Aguiar
Gilberto Picinini
Guiomar Vidor
Isaías Vedovatto
Ivo Cansan
Jacques Távora Alfonsin
João Antônio Fernandes
João Batista Xavier
João Ricardo dos Santos Costa
Júlio Ricardo Mottin
Lauro Beheregaray Delgado
Leonardo Monteiro Silveira
Luís Augusto Fischer
Luis Roberto dos Santos Machado
Luiz Fernando Pinedo
Marcelo Lemos Dornelles
Maria Alice Lahorgue
Maria Berenice Dias da Silva
Maria Helena Weber
Martins Walter Fabro
Mauri Cruz
Mercedes Cânepa
Milton Francismo Kempfer
Neuza Canabarro
Ney José Lazzari
Nilson May
Osmildo Pedro Bieleski
Osvaldo Voges
Paulo D´Arrigo Vellinho
Paulo Frizzo
Paulo Tigre
Pedro Teixeira
Raul Gaston Klein
Roberto Maisonnave
Ronaldo Bolognesi
Ronei Alberto Lauxen
Rui Polidoro Pinto
Sérgio Miranda
Sérgio Schneider
Sirmar Antunes
Telmo Magadan
Ubiratan Batista Job
Valdecir Luis Folador
Valter Souza
Vergilio Frederico Perius
Vilmar Zanchin
Vitor Koch
Werner Schünemann
Nenhum comentário:
Postar um comentário